Comunidade de Aves em diferentes tipos vegetacionais do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema-MS

O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é a primeira Unidade de Conservação do Estado, é uma área que abrange o último trecho livre em território brasileiro de Várzeas e ecossistemas associados do Rio Ivinhema, e abriga ainda fragmentos remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual do Domínio Atlântico. Assim, é de extrema importância conhecer a biodiversidade local.

O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer a riqueza e a diversidade de espécies de aves existente nos diferentes tipos vegetacionais. Os trabalhos serão realizados no período de maio de 2005 a março de 2007. Os locais de amostragem serão divididos em três regiões dentro do parque.

As observações serão feitas bimestralmente, e, em cada uma destas regiões serão realizadas quatro visitas com duração de cinco dias cada uma. A amostragem será feita através de trajetos, procurando amostrar os diferentes tipos de ambientes existentes dentro do parque.

Cada ponto visitado será registrado com auxílio de um GPS. Serão realizadas observações direta de campo, com uso de binóculos (8.20x25) Tasco. 
Será utilizado também um gravador microcassette Olympus para gravar a vocalização das espécies de aves de difícil visualização, e uma máquina digital para registro fotográfico.



PARCEIROS