METAIS PESADOS, COLETA SELETIVA PILHAS E BATERIAS - Naviraí/MS

OBJETIVOS: GERAL/ ESPECÍFICOS

 
         OBJETIVO GERAL: contribuir para a minimização e o controle dos problemas ambientais ocasionados pelo descarte impróprio das pilhas e baterias, além de garantir o conforto e a praticidade proporcionada por estes materiais utilizados em aparelhos eletrônicos atuais e futuros de forma sustentável. 

 

         OBJETIVOS ESPECÍFICOSdesviar as pilhas e baterias do aterro sanitário e o PRAD (Plano de Recuperação de Área degradada) do Município de Naviraí, incluindo as menos nocivas e legalmente enquadradas de acordo com a Resolução CONAMA 257/99, segundo os limites previstos em suas respectivas composições de mercúrio, cádmio e chumbo, conforme disposto no art. 6°. Entende-se que, como medida de prevenção, a melhor alternativa consiste em proporcionar a coleta de todos os tipos e marcas de pilhas e baterias através de caixas coletoras e posteriormente, promover uma destinação final adequada.

 METODOLOGIA

                 Para a coleta das pilhas e baterias, serão utilizadas caixas coletoras de aproximadamente 20 lts de material a ser coletado, o tamanho destas caixas proporcionam resistência ao peso das pilhas e baterias que serão ali depositadas, minimizando gastos que se façam necessários para manutenção das mesmas.

 

Pontos de Coleta   

 

  • As caixas coletoras serão distribuídas entre organizações, tais como, redes autorizadas, shoppings, empresas, escolas, etc., que se prontifiquem a disponibilizar suas respectivas capilaridades, recebendo as caixas em suas propriedades.
  • Nos estabelecimentos em que pilhas e baterias são comercializadas, será colocada caixa coletora próxima ao ponto de venda.
  • Nas escolas serão feitas campanhas educativas, e para incentivar as coletas serão distribuídos bonés como forma de divulgação do projeto.Todas as caixas coletoras serão instaladas indoor, onde ficarão protegidas da chuva e do sol, não estarão sujeitas a ameaças de vandalismo, e funcionários das entidades receptoras poderão colaborar na orientação sobre sua finalidade e para que a população não jogue outros resíduos nestas caixas.

  

 Destinação final
 

As pilhas e baterias coletadas serão destinadas à reciclagem por meio da recuperação dos constituintes das pilhas e baterias, principalmente daqueles que apresentam algum valor econômico, pois foi identificada como uma das formas mais atraentes para destinação final destes resíduos, tanto do ponto de vista empresarial, quanto das instituições de controle ambiental. São indicadas para reciclagem principalmente as baterias níquel-cádmio.

             Na impossibilidade da reciclagem devido à falta de tecnologia adequada disponível, o que hoje é uma realidade para determinados tipos de pilhas e baterias, o material poderá ser encaminhado para um aterro industrial.



PARCEIROS